No ultimo dia 22 ocorreu, no espaço do Programa Jovem de Expressão em Ceilândia, a 1ª Reunião da Comissão de Política Urbana do IAB.DF.
Após o rico debate sobre o lugar das periferias nas políticas urbanas governamentais decidiu-se por fazer uma visita ao Sol Nascente para que as pessoas presentes pudessem conhecer as obras de edificações habitacionais construídas ou em obras. Na quadra 501 no Trecho 1 do Sol Nascente os dirigentes e associados do IAB conheceram os blocos habitacionais cujo projeto é de autoria das arquitetas Jéssica Baringer, Amanda C. Fabeni, Leandro Sasse, Bruno Moreira Custódio, cujo escritório está sediado em Blumenau / SC. O resultado do Concurso organizado pela CODHAB/DF com apoio do IAB.DF foi divulgado em outubro de 2016. A comissão julgadora entendeu que a "proposta é adequada ao programa por sua viabilidade econômica, mostrando aderência aos valões praticados pelos agentes financeiros desta modalidade e edificação." E destacou que a proposta ora edificada "sugere baixa demanda de manutenção pelo sistema construtivo, materiais empregados e conformação dos espaços e uso coletivo. Trata de forma adequada o térreo, criando um espaço de convívio para os moradores (...)." Os apartamentos já estão ocupados pelas famílias beneficiadas, o que gerou interesse dos dirigentes acerca de estudos de pós-ocupação e verificação da opinião dos moradores acerca da arquitetura de seus blocos e apartamentos, já que são bastante diferentes das unidades construídas no DF. Conheça mais sobre o projeto aqui: https://concursosdeprojeto.org/2016/10/31/premiados-habitacao-coletiva-sol-nascente-codhab-df/ Em seguida o grupo se dirigiu ao Trecho 2 do Sol Nascente para ver as obras dos blocos de uso misto (unidades habitacionais em 3 pavimentos sobre térreo comercial). O projeto foi escolhido também por meio de concurso. https://concursosdeprojeto.org/2017/03/01/premiados-edificios-de-uso-misto-no-sol-nascente-trecho-2-codhab-df/ Para além da qualidade estética do projeto, chama atenção a presença de áreas comerciais no térreo com galerias cobertas, garantindo uma cidade mais viva e segura. O grupo também esteve na Rua das Palmeiras, um largo localizado no coração do Trecho 1 cujo projeto urbanistico foi feito por meio do programa de Athis da Codhab. O paisagismo, executado por meio de mutirões com a comunidade local, encontra-se consolidado, garantindo um importante espaço público verde na maior favela da américa latina. A ideia é sempre promover vivências urbanas após os encontros presenciais da CPU do IAB.DF.
1 Comentário
13/5/2023 16:28:44
Que ótimo saber sobre a visita da Comissão de Política Urbana do IAB.DF ao Sol Nascente e a oportunidade de conhecer os projetos de edificações habitacionais construídas ou em obras na região. Agradeço pela divulgação dos projetos premiados e pela iniciativa de promover vivências urbanas para aperfeiçoar as políticas urbanas governamentais, principalmente nas periferias. É importante valorizar projetos que promovam a qualidade de vida e a segurança dos moradores, além de garantir espaços públicos verdes e áreas comerciais que contribuam para uma cidade mais viva e inclusiva.
Responder
Deixe uma resposta. |
CATEGORIAS
Tudo
ARQUIVO
Setembro 2024
|