Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento Distrito Federal
  • INÍCIO
  • Institucional
    • Quem somos
    • Diretoria
    • A história do IAB
    • A história do IAB/DF
    • Estatuto
    • Associe-se
    • Contato
  • Concursos
    • Concursos promovidos pelo IAB DF
  • Notícias
  • ACERVO E MEMÓRIA
    • IAB 60 anos de Brasília
    • Projeto Revela
    • A Construção da Profissão
  • INÍCIO
  • Institucional
    • Quem somos
    • Diretoria
    • A história do IAB
    • A história do IAB/DF
    • Estatuto
    • Associe-se
    • Contato
  • Concursos
    • Concursos promovidos pelo IAB DF
  • Notícias
  • ACERVO E MEMÓRIA
    • IAB 60 anos de Brasília
    • Projeto Revela
    • A Construção da Profissão

Mostra de Arquitetura reúne trabalhos de alunos do DF

 
Picture
Entre os dias 1º e 10 de setembro, o Sindicato dos Arquitetos do Distrito Federal (SINARQ-DF) promove a Mostra de Arquitetura 2014, das 10h às 22h, no Shopping CasaPark. Em sua 9ª edição, o evento reúne projetos desenvolvidos no Trabalho Final de Graduação dos cursos de Arquitetura e Urbanismo de sete instituições de ensino do DF: Universidade de Brasília (UnB), Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto central (FACIPLAC), Instituto de ensino Superior do Planalto (IESPLAN), Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), Centro Universitário Euro-Americano (UNIEURO), Universidade Paulista (UNIP) e Universidade Católica de Brasília (UCB).

Além de divulgar o importante papel do arquiteto, a iniciativa apresenta à comunidade os trabalhos propostos desses novos profissionais. “A mostra é uma forma de receber e incentivar esses estudantes que estão saindo das faculdades e ingressando no mercado de trabalho. Neste cenário, o SINARQ-DF não só busca a valorização do exercício profissional, como também contribuir para a consolidação do diálogo entre a arquitetura e a sociedade, um reflexo da nossa cultura”, afirma Elza Kunze Bastos, presidente do SINARQ-DF.

Em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do DF (CAU-DF), a exposição conta com 40 projetos arquitetônicos e paisagísticos de diferentes temas, como casas, escolas, hospitais, creches e etc. Os trabalhos são selecionados pelos próprios alunos, sendo três por faculdade, e apresentados em painéis de vidro dupla face. “Assim, o convidado poderá conhecer da melhor forma, não só o nível do aprendizado dos alunos, como também a importância da elaboração de um projeto arquitetônico”, explica Vanderson de Oliveira, coordenador do evento. A Mostra de Arquitetura 2014 é aberta ao público e gratuita.

Data: 1º a 10 de setembro de 2014
Local: Shopping CasaPark
Horário: das 10h às 22h.
Haverá coquetel de abertura no dia 1º de setembro, às 10h.



0 Comentários

lançamento da coletânea planejamento & urbanismo na atualidade brasileira

 
Picture
0 Comentários

CURSO DE EXTENSÃO HISTÓRIA DA ARQUITETURA INDIANA

 
Picture
foto: Gajendra Pal Choudhary

Curso de de Extensão "História da Arquitetura Indiana", na FAU-UnB, ministrado pela professora Cláudia Estrela Porto. 
Para mais informações sobre o conteúdo do curso, baixe o arquivo aqui.


PERÍODO: DE 03 DE SETEMBRO A 26 DE NOVEMBRO
LOCAL: FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UnB
HORÁRIO: QUARTA-FEIRA, DAS 16-18 hs.
VAGAS: 40
INSCRIÇÃO: SECRETARIA DA FAU/UnB, com ELIANE, pelo telefone 3107-7437, ou pelo email [email protected] (especificar que se trata de inscrição para o referido curso)
CURSO GRATUITO
0 Comentários

A campanha eleitoral está na rua. Que diferença isso faz para a Rodas da Paz?

 
Picture








Foto Wesley Moura


A atuação da Rodas da Paz nessas eleições se dará de maneira propositiva, dialogando com a consciência e as expectativas da população, tratando todos os candidatos igualmente, sem privilegiar nenhuma coligação. A nossa aliança é e sempre será com a cidade, independente dos candidatos.

Em conjunto com o Movimento Nossa Brasília, organizamos no dia 19 de julho uma oficina aberta a cidadãos e movimentos, para conversar sobre os problemas atuais e apontar as propostas prioritárias que deverão ser assumidas como compromissos pelos candidatos que pretendam se posicionar verdadeiramente a favor da mobilidade sustentável.

Já é sabido, como apontado pelo próprio Plano Diretor de Transporte Urbano do DF de 2011, que se continuarmos reféns do investimento no modelo rodoviarista de cidade, o DF irá parar de vez em 2020. Esse modelo, baseado na construção de túneis, viadutos e ampliações viárias, resulta no uso excessivo de automóvel, estimulado ainda mais pelo transporte público precário do DF.

Apresentamos aqui a Carta Compromisso que foi escrita com a participação de diversos movimentos, entidades e cidadãos, como uma contribuição para qualificar o debate eleitoral. Se há um momento propício ao debate aberto, deveria ser a eleição.

No texto há 3 propostas prioritárias para os candidatos ao Palácio do Buriti, e há também propostas endereçadas aos candidatos ao Legislativo Federal (Senado e Câmara dos Deputados) e para os candidatos a Deputados Distritais. Se você for candidato ou estiver trabalhando na campanha de alguém que queira assinar a carta, entre em contato no e-mail [email protected]

Para a atividade de assinatura da Carta, nossa sugestão é fazer uma cerimônia para cada uma das coligações, reunindo todos seus respectivos candidatos que assinarão o compromisso. Essa atividade de assinatura foi pensada como uma atividade de rua, onde o candidato majoritário da coligação, acompanhado dos proporcionais, realizará um percurso de transporte coletivo ou de bicicleta, acordado com a coordenação de campanha.

Para mudar o cenário da mobilidade no DF é preciso um esforço conjunto de todos esses atores e também da sociedade. Nossa parte está sendo feita, esperamos que os futuros governantes façam a sua também.

Acesse aqui a Carta de Compromisso


A elaboração do documento contou com a participação do IAB-DF.
Matéria publicada originalmente no site da ONG Rodas da Paz.




0 Comentários

lançamento do livro da professora doutora eliete de pinho araujo

 
Picture
0 Comentários

Rio será sede do Congresso Mundial da UIA em 2020

 
Picture
O Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos (UIA) teve, na manhã do último domingo, seu destino definido para 2020. A cidade do Rio de Janeiro foi a escolhida como nova sede do maior e mais importante fórum internacional de arquitetura. O resultado foi anunciado pelo ex-presidente da UIA e secretário da sessão, Vassils Sgoutas, na Assembleia Geral da UIA, em Durban, na África do Sul. A candidatura carioca, liderada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), desbancou dois fortes concorrentes: Melbourne (Austrália) e Paris (França). São esperados cerca de 15 mil arquitetos de todo o mundo no UIA 2020, no Rio, para discutir o futuro das cidades. 

Após as apresentações das três cidades candidatas à sede do congresso de 2020, teve início a votação. No primeiro turno, o Rio de Janeiro obteve 85 votos. Melbourne e Paris tiveram 73 e 44, respectivamente. No segundo turno, o Rio ganhou 107 votos e Melbourne, 95. Ao todo, 202 delegados da UIA participaram da escolha da cidade que vai sediar o evento.

Com o tema “Todos os Mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”, a proposta do Rio é discutir a atual realidade urbana, expressa através da diversidade e da multiplicidade de formas de construção das cidades, e promover a reinserção da profissão no meio social. Para o IAB, a capital fluminense, com os seus 12 milhões de habitantes, apresenta um quadro urbano rico e complexo, de desigualdades e de acertos, representativo de cidades do continente americano e do mundo emergente que se urbaniza rapidamente neste século XXI.

O compromisso do IAB é aproveitar os seis anos até a realização da UIA 2020 Rio para trabalhar o fortalecimento da arquitetura e da cultura arquitetônica no Brasil. “Estamos felicíssimos com a receptividade da candidatura do Brasil e a aprovação dos colegas do mundo todo. A realização do congresso de 2020 será uma oportunidade para estreitar as relações internacionais com as Américas, África e com os países de língua portuguesa, que foram os nossos principais apoiadores. Esse trabalho, certamente, representará o reforço da estrutura da UIA e a melhora das condições de vida nas cidades”, afirmou o presidente do IAB, Sérgio Magalhães.

Na avaliação do presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), Haroldo Pinheiro, a realização do congresso da UIA de 2020 no Rio é uma oportunidade que precisa ser aproveitada para discutir os novos rumos da arquitetura no país e no mundo. “Serão 6 anos para que nós possamos trabalhar e explodir, em 2020, no Congresso do Rio de Janeiro, com nossas ideias e nossos pensamentos”, afirmou Haroldo Pinheiro.

O presidente do Departamento Rio de Janeiro do IAB, Pedro da Luz Moreira, acredita que a realização do Congresso Mundial da UIA no Rio de Janeiro pode inserir na cultura do país um protagonismo do plano e do projeto. O IAB e o departamento carioca também se sentem preparados para receber o evento:

“O Rio de Janeiro tem todas as condições de receber o evento da UIA. O IAB-RJ também está preparado para ajudar na coordenação e na articulação com os outros departamentos para que a UIA 2020 Rio seja um grande sucesso”, disse Pedro da Luz Moreira.

Para o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, a vitória da candidatura do Rio foi uma conquista “importantíssima”: “É uma escolha que retrata o atual momento de transformação por que passa a cidade. Uma transformação que, à luz do resgate de um rico passado histórico, projeta um futuro de desenvolvimento. O Rio tem características únicas: é uma metrópole que, emoldurada por uma natureza exuberante e uma arquitetura diversificada, tem grandes desafios sociais a enfrentar. Ou seja: é uma cidade síntese para o arquiteto do século 21.”

Segundo o presidente do Conselho Internacional dos Arquitetos de Língua Portuguesa (Cialp), João Belo Rodeia, os arquitetos têm muito a aprender com a arquitetura do Brasil e do Rio de Janeiro em 2020:

“Estou muito satisfeito por o Congresso Mundial da UIA de 2020 ser no Rio de Janeiro. É uma vitória merecida, e todos os membros do Cialp ficam felizes com o resultado. Acredito que a realização do congresso no Rio será importante para a própria UIA, porque poderá centrar todos os países da América Latina. Para o Cialp, será um momento importante para a sua afirmação internacional. Creio também que será um momento central para a arquitetura e para os arquitetos, porque acredito que o Brasil é o microcosmo do mundo.”

A candidatura do Rio 2020 teve apoios importantes, como a do ex-prefeito de Curitiba e governador do Paraná e ex-presidente da UIA, Jaime Lerner, do governador do Estado do Rio, Luiz Fernando Pezão, e do prefeito do Rio, Eduardo Paes.

Entidades de peso também aderiram à campanha, como a Federação Pan-Americana de Arquitetos, o Conselho Internacional de Arquitectos de Língua Portuguesa, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), a Associação Brasileira dos Arquitetos Paisagistas, a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, o Rio Conventions & Visitors Bureau e o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).


Notícia originalmente publicada no site do IAB-DN.

0 Comentários

anunciado concurso internacional para projeto do museu afro em brasília

 
Um concurso internacional de arquitetura vai escolher o projeto para o Museu Nacional Afro-Brasileiro de Cultura e Memória, em Brasília, de acordo com anúncio realizado no Congresso da UIA, em Durban.

O terreno destinado ao prédio é localizado na altura da QL 24 do Lago Sul, próximo à Ponte JK, e o programa para o edital terá em torno de 15 mil metros quadrados.
Picture
Matéria publicada no caderno Cidades, do Correio Braziliense de 8 de agosto de 2014.
2 Comentários

Rio de janeiro é candidato a sediar o congresso da uia 2020

 
Picture
No próximo domingo, dia 10 de agosto, os brasileiros irão saber se o Rio de Janeiro vai sediar o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, em 2020. A decisão será tomada na assembleia geral da União Internacional de Arquitetos e Urbanistas (UIA), em Durban, na África do Sul. A candidatura brasileira foi proposta pelo IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) e conta com o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e de entidades americanas e africanas.

A capital carioca disputa com rivais de peso: Melbourne, na Austrália, e Paris, na França. A delegação brasileira irá defender a candidatura do Rio de Janeiro durante a 25ª edição do evento, que também ocorre em Durban, desde o dia 4, segunda. A cidade sede de 2020 será escolhida após o término do fórum no país africano.

Por que no Brasil?
Leia a reportagem completa no site do Brasil Post.


0 Comentários

Forum Social Temático Energia, na UnB

 
Picture
Energia, Transporte Público, Áreas Verdes: Direitos Humanos e Sustentabilidade
Apoio: Coletivo Cidade Verde/FE.DEX.UnB, Laboratório LAGIM/UnB, LabeUrbe/UnB, GCTNT. FT.UnB
Participação representantes Conselhos e prefeituras Comunitários, Entidades da sociedade civil, Redes sociais

O centro de volta às pessoas, direitos humanos, democracia e sustentabilidade: o exemplo da Estação Central de Brasília.

1. Vitalização da Plataforma - Mirante: a praça do povo e da cultura
2. O coração da cidade de volta a população
3. Requalificação das fontes paisagismo
4. Conceito de “Estação de Atração” dos serviços e das áreas  da localidade
5. Articulação verde dos setores centrais
6. Estação central: chegada/partida do metro e passagem dos ônibus circulares (elétricos) locais
7. Intermodalidade com implementação prevista dos Terminais das Asa Sul e Norte: alta qualidade, conforto, serviços, cultura
8. Estação Central para as pessoas não estacionamento de veículos
9. O centro da cidade de volta ao pedestre

foto Joana França

Abertura: Dr. Benny Schvarsberg. FAU. UnB
Gabriela Cascelli. FAU.UnB. Bolsista DEX. Cidade verde
Carolina Pescatori. FAU. UnB
Dr. José Augusto Fortes. FT. UnB
Arq. Matheus Seco. Vice-presidente IABDF

Dia 08 de agosto de 2014, de 10 às 12h
Local: UnB. BSAAS. Bloco Aulas Ala Sul

0 Comentários

    ​CATEGORIAS

    Tudo
    Acervo
    A Construção Da Profissão
    Acordo De Cooperação Técnica
    Agenda
    Brasília E DF
    CAU/BR
    Cidades Brasileiras
    Concurso BNDES
    Concurso Internacional
    Concursos De Arquitetura
    Concursos De Estudantes
    Conplan
    COSU
    CPU
    Cursos
    Eleições
    Eleições DF
    Eventos
    Exposições
    IAB DF
    IAB DF 60 ANOS
    IAB DF 65 ANOS
    IAB DN
    Igualdade E Equidade
    Informativo
    Iphan
    IX BIAU
    Legislação
    Lelé
    Livros
    LUOS
    Manifesto
    Miguel Pereira
    Mostra
    MP 630/13
    Nota De Pesar
    Notas
    Palestra
    Pandemia Corona
    Parcerias
    Patrimônio
    Patrimônio
    PPCUB
    Prêmio IAB
    Prêmios
    Projeto Revela
    RDC - Regime Diferenciado De Contratação
    Rodas Da Paz
    Seminário
    Seminário
    Tabela De Honorários
    UIA
    UnB
    Youtube

    ARQUIVO

    Maio 2025
    Abril 2025
    Março 2025
    Fevereiro 2025
    Janeiro 2025
    Dezembro 2024
    Novembro 2024
    Outubro 2024
    Setembro 2024
    Agosto 2024
    Julho 2024
    Maio 2024
    Abril 2024
    Janeiro 2024
    Novembro 2023
    Outubro 2023
    Setembro 2023
    Agosto 2023
    Julho 2023
    Maio 2023
    Abril 2023
    Março 2023
    Fevereiro 2023
    Janeiro 2023
    Dezembro 2022
    Novembro 2022
    Outubro 2022
    Abril 2022
    Agosto 2021
    Abril 2021
    Março 2021
    Janeiro 2021
    Novembro 2020
    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Agosto 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Novembro 2019
    Setembro 2019
    Julho 2019
    Dezembro 2018
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Setembro 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Fevereiro 2018
    Janeiro 2018
    Novembro 2017
    Outubro 2017
    Setembro 2017
    Agosto 2017
    Julho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Outubro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Janeiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Agosto 2015
    Julho 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Março 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Outubro 2014
    Setembro 2014
    Agosto 2014
    Julho 2014
    Junho 2014
    Maio 2014
    Abril 2014
    Março 2014
    Fevereiro 2014
    Janeiro 2014
    Dezembro 2013

Com tecnologia Crie um website único com modelos personalizáveis.