Ata da Reunião Ordinária da Comissão de Políticas Urbanas do Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento do Distrito Federal – IAB/DF, realizada no dia 28 de março de 2014 na Sede do IAB/DF situada na SGAS 603, lote 21, em Brasília-DF, pelos presentes constantes em livro próprio e tendo a seguinte pauta:
O Presidente da Comissão de Políticas Urbanas – CPU do IAB/DF, Thiago de Andrade, iniciou a reunião agradecendo a presença de todos os presentes e pediu que cada participante se apresentasse ao grupo. No segundo momento da reunião, o Presidente relatou rapidamente sobre os pontos de pauta para o semestre propostos na carta encaminhada a todos os participantes, a saber: 1) Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB); 2) Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS); 3) Contrato do GDF com a empresa de Singapura Jurong Consultants; 4) Projeto para nova cidade em torno da DF 140; 5) Revisão do Código de Obras do DF; 6) Código de Posturas do DF; 7) Revisão da lei das outorgas (ONALT e ODIR); 8) Mobilidade Urbana do DF; 9) Representação nos Conselhos das Cidades; 10) Documento da CPU para candidatos ao Governo do Distrito Federal. Foi informado, pelo Presidente, que não há hierarquia, mas há urgências decorrentes do calendário de votação e do estágio em que se encontra cada processo da pauta e que estes pontos deverão ser discutidos ao longo de todo o semestre, observando-se a necessidade premente de elaborar documentos que pautem os candidatos ao GDF em relação às políticas urbanas do Distrito Federal. Continuou relatando sobre o CONPLAN, sua composição e sua história recente. Citou ainda a LUOS, Lei de Uso e Ocupação do Solo, e suas implicações que ainda serão discutidas e votadas definitivamente no CONPLAN[1]. O Presidente relatou sobre o Comitê de Gestão Compartilhada proposto pelo PPCUB, informando sua composição e narrou brevemente seu histórico, desde a recomendação da UNESCO no relatório de 2012 até a proposta inicial feita pelo IPHAN em conjunto com a líder do Governo na Câmara Legislativa do Distrito Federal - CLDF, Arlete Sampaio. Essa proposta foi posteriormente discutida, revisada e incluída pela SEDHAB, na proposta do PPCUB sem a revisão final pelo Grupo Técnico de Revisão do PPCUB na CLDF. José Leme Galvão, questionou se o PPCUB votado e aprovado pelo CONPLAN será encaminhado na forma de substitutivo para a CLDF. O Presidente informou que não, que conforme manifestação contrária do IAB-DF, em conjunto com a UnB, CAU/DF, CREA e Rodas da Paz, o presidente em exercício do CONPLAN, votou as emendas individualmente, e as planilhas em separado, em segundo momento de votação e discussão. O procedimento, de acordo com essas entidades, desconsiderou e encerrou o Grupo Técnico de Revisão do PPCUB que se reuniu durante todo o mês de janeiro e parte de fevereiro sem concluir seu trabalho. Os pontos que restaram em aberto, principalmente as planilhas de parâmetros urbanísticos, foram redigidas e consolidadas pela SEDHAB e pela Câmara Técnica do CONPLAN, do qual não fizeram parte o IAB, a UnB e o CAU/DF. Assim, após a aprovação, segundo encaminhamento aceito pelos demais conselheiros do CONPLAN, um pacote de emendas será encaminhado à CLDF para que o relator da Comissão de Assuntos Fundiários as consolide em um novo texto. As entidades que votaram contra o encaminhamento, à exceção do CREA, redigiram novo voto em separado relatando e ressaltando o caráter fragmentário da discussão, objetivamente, o desconhecimento de toda a sociedade de um texto final e coeso, não podendo ainda ser criticado de forma precisa. Em seguida, os membros da CPU discutiram brevemente sobre o PPCUB, suas planilhas e, conforme depoimento da Arquiteta Vera Ramos, representante do Instituto Histórico e Georgráfico do Distrito Federal no Grupo Técnico de Revisão do PPCUB na CLDF, os problemas objetivos, conflitantes com o texto bem intencionado e conceitual dos preâmbulos da lei, encontram-se ali, gerando uma texto bipartido, com duas intenções distintas, numa política de "morde e assopra". Além disso levantou-se a necessidade da tabela comparativa entre índices existentes e os propostos pelo PPCUB, já exaustivamente reiterada pela Sociedade Civil. O Presidente leu o voto em separado sobre a votação das planilhas que será apresentado no CONPLAN. Aleixo Furtado sugeriu que sejam divulgados os acontecimentos e a aprovação do PPCUB no Jornal Correio Braziliense preferencialmente no próximo domingo dia 30 de maço. Sugeriu ainda que se for o caso seja acionado o CAU/DF para operacionalizar ou até mesmo custear a publicação. O Presidente sugeriu que alguns membros da CPU revisem o texto aprovado do PPCUB e produza um texto para encaminhamento à Câmara dos Deputados. Francisco Leitão relatou o processo de como ocorre a votação dentro da Câmara dos Deputados, constituindo-se sempre grupos informais de debate para relato aos chefes de comissão e posterior encaminhamento consensuado ao plenário para votação definitiva. Aleixo Frutado sugeriu que seja convidado para compor a CPU representantes da OAB, do Direito da UnB, representantes do sindicato dos jornalistas, e outros que possam contribuir com a Comissão. Coutinho reforçou a sugestão do Aleixo Furtado e informou que um representante do Ministério Público sempre participou das comissões anteriores. Foi informado o convite à PROURB do MPDFT, ainda sem resposta. O Presidente sintetizou as propostas para encaminhamentos da primeira reunião da CPU: 1) Comissão constituída por membros da CPU elaborará texto crítico e proposta de encaminhamento para revisão do PPCUB; 2) Pautar os jornais/mídias a partir de documento acerca do PPCUB e, posteriormente da LUOS, em consenso com os participantes desta Comissão para encaminhar aos 24 gabinetes e aos meios profissional e jornalístico. Lavro esta ata Thiago de Andrade [1] No ato de lavrar esta ata o CONPLAN encontra-se suspenso por decisão da desembargadora Carmelita Brasil, ocorrida no final do dia 28/04/2014 pelo TJDFT, portanto, sem conhecimento da CPU no momento da reunião.
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Ata de Reunião Ordinária do Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento do Distrito Federal – IAB/DF realizada no dia 04 de abril de 2014 às 12h na Sede do IAB/DF situada no SGAS 603, lote 21, em Brasília-DF, pelos presentes constantes em livro próprio e tendo a seguinte pauta:
1. Nova Sede do IAB/DF – Encaminhamentos O Conselheiro Titular e Membro da Comissão de Patrimônio, Amílcar Chaves, transcorreu sobre os próximos encaminhamentos do IAB/DF frente à empresa parceira escolhida. O Presidente Thiago de Andrade sugeriu uma reunião com toda a Comissão de Patrimônio para a próxima terça-feira dia 08 de abril de 2014 às 18h na Sede do IAB/DF do SCS. 2. Manifestação PL Foi relatada a participação efetiva dos alunos da Escola da Cidade e outros alunos do DF, bem como membros da diretoria do IAB-DF e colegas arquitetos na manifestação juntamente com as Entidades: IAB, IAB-DF, CAU, CAU-DF, CONFEA, CREA-DF, entre outras. Os representantes das entidades foram recebidos pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves por volta das 17h, ocasião na qual foi entregue o documento assinado por todas elas. O CAU informou também ter solicitado uma audiência com o Ministro da Casa Civil Aloizio Mercadante. 3. PPCUB – suspensão pelo TJDFT O Presidente relatou sobre a desincompatibilização do Secretário da SEDHAB Geraldo Magela na data de hoje, sem contudo haver notícia concreta sobre quem assumiria o seu cargo. Tal indicação deverá refletir nos encaminhamentos do PPCUB. O ex Presidente José Carlos Coutinho sugeriu que seja realizado um amplo debate acerca do estacionamento subterrâneo na Esplanada. 4. CPU – 28.04.2014 José Coutinho relatou sobre a primeira reunião da CPU enfatizando o entusiasmo dos presentes e a necessidade de criar regularidade nas reuniões em função de sua extrema importância. A próxima reunião da CPU está confirmada para o dia 11 de abril de 2014. 5. Reunião para elaboração da proposta de concursos públicos de arquitetura Foi comunicado que haverá uma reunião para elaboração da proposta de concursos públicos de arquitetura para ser apresentada ao Congresso Nacional. 6. Relatos da palestra para alunos da Escola das Cidades Foi relatada a palestra que ocorreu na sede do IAB/DF, ministrada pelo Presidente do IAB-DF, acerca de Brasília e suas escalas, e metodologia de projeto. 7. Apresentação do IAB/DF no CAFAU O Diretor Lucas Brasil fez um breve relato sobre a apresentação do Presidente do IAB/DF. Ata da Reunião Ordinária do Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento do Distrito Federal – IAB/DF realizada no dia 21 de março de 2014 às 12h na Sede do IAB/DF situada no SGAS 603, lote 21, em Brasília-DF, pelos presentes constantes em livro próprio e tendo a seguinte pauta:
1. Relatos SEDE – Relatos das reuniões com a Comissão de Patrimônio e com os ex-presidentes, ocorridas no dia 12/03/2014 Foram relatadas as reuniões e as respectivas Atas foram encaminhadas à Comissão de Patrimônio para apreciação. 2. PPCUB - Relatos das reuniões do CONPLAN. Voto em separado do IAB/DF – 17/03/2014 Foram relatados os últimos encaminhamentos sobre o PPCUB no CONPLAN. 3. Relatos da reunião sobre o PPCUB – 20/03/2014 às 18h30 O Presidente relatou sobre a repercussão na mídia do PPCUB. 4. Relatos do evento da Posse 14/03/2014 O Presidente Thiago de Andrade relatou a participação das entidades no evento de posse e ressaltou o bom clima fraterno e caseiro proporcionado pela organização do evento no Clube das Nações, bem como a repercussão do evento no meio profissional e entidades coligadas. Colheu também a impressão de todos. 5. Apresentação para patrocínio de 5 projetos ao CAU/BR – 20/03/2014 O Diretor Cultural e de Divulgação Ricardo Theodoro relatou sobre os cinco projetos apresentados ao CAU/BR: CINEMARQUI, MIA - Mostra Instantânea de Arquitetura, NAB 2014 - Nova Arquitetura de Brasília, Seminário anual - ESPAÇOS DA MULHER e VISÕES SOBRE BRASÍLIA. 6. Debate dos concursos CCEE do IAB/RJ – 26/03/2014 às 19h na Sede do IAB/DF O Debate ocorrerá na próxima quinta-feira dia 27 de março às 19h na Sede do IAB/DF da SGAS 603 Sul. 7. Cinemarqui – 28/03/2014 às 18h30 na Sede do IAB/DF da L2 Sul Confirmado 1º Cinemarqui da Gestão para o dia 28/03/2014. Alterado para o dia 04/04/2104. 8. Apresentação do novo Guia de Brasília – Gabriela Bilá Gabriela Bilá apresentou slides do Novo Guia de Brasília dividido em seis capítulos, bem como a "boneca" do guia impresso. Ricardo Theodoro formatará o projeto juntamente com a Gabriela Bilá com intuito de buscar patrocínios para publicação do Guia. 9. Reuniões institucionais do IAB/DF: CAU/BR e CAU/DF, IPHAN, OAB-DF, Codeplan e FauUnB O Presidente juntamente com a Diretora Técnica Joana de Alcântara e França participaram da reunião no IPHAN com a Presidente Jurema Machado e o Diretor Andrey Schlle. Entre diversos pontos tratados na reunião, como a apresentação do projeto Visões sobre Brasília para parceria e patrocínio, o IAB/DF questionou sobre o processo e previsão para a revisão da portaria nº 314, bem como reiterou o apoio e à colaboração ao trabalho da instituição nesse processo. Ata da Reunião Ordinária do Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento do Distrito Federal – IAB/DF realizada no dia 07 de março de 2014 às 12h na Sede do IAB/DF situada no SGAS 603, lote 21, em Brasília-DF, pelos presentes constantes em livro próprio e tendo a seguinte pauta:
1. Relatos SEDE - Reunião da Comissão de Patrimônio. Aprovação da Ata e confirmação da reunião com todos os ex-presidentes para a próxima quarta-feira dia 12/03/2014 às 18h30 Ficou acordado com todos os presentes que haverá uma reunião no dia 12 de março às 17h com a Comissão de Patrimônio e posteriormente as 18h30 uma reunião com os ex-presidentes. As reuniões ocorrerão no IAB/DF do SCS. 2. Relatos do CONPLAN – 33ª Reunião Extraordinária, 07/03/2014 O conselheiro do IAB/DF no CONPLAN, Thiago de Andrade, relatou sobre os assuntos deliberados na reunião e informou ainda o elevado número de reuniões do CONPLAN para a próxima semana. 3. Apresentação dos cursos do Arq. Mário Viggiano Após discussão foi inserido no calendário o Curso de Energia fotovoltaica - 23 e 24 de maio de 2014, e, caso haja necessidade de uma segunda turma, os dias 6 e 7 de junho. O curso de Viabilidade de Projetos Sustentáveis está previsto para o segundo semestre deste ano nos dias 19, 20 e 21 de agosto. O Conselheiro Célio da Costa apresentou interesse em participar do curso. A bolsa referente à contrapartida do Arq. Mário Viggiano será sorteada aos associados ou paga por algum membro do Conselho Diretor em favor do IAB/DF. 4. Apresentação cadernos de projetos culturais O Diretor Cultural e de Divulgação Ricardo Theodoro apresentou a agenda de eventos no site do IAB/DF. Ficou acordado que haverá uma reunião na próxima terça-feira dia 11/03/2014 às 16h na residência da Diretora Técnica Joana França. 5. Apresentação do Arq. Fred Barboza sobre Fábrica Social e assistência técnica O Arq. Fred Barboza, representante regional da ABEA - Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo relatou sobre a Fábrica Social definindo-a como um treinamento comunitário em benefício da sociedade que promove a Lei de Assistência Técnica. A ABEA planeja encabeçar institucionalmente o Programa de melhorias habitacionais. Através da Secretaria Especial da Copa pretende-se articular institucionalmente o projeto para início ainda no primeiro semestre. O Presidente sugeriu que o Diretor de Articulação institucional, Lucas Brasil, articule uma reunião com os órgãos e entidades interessadas. 6. Festa de Posse - Definir Comissão para visita técnica no Clube das Nações Foi sugerido o dia 11/03/2014 às 09h no Clube das Nações com os seguintes membros da Diretoria: o Presidente, a Diretora Financeiro Administrativo Manuela Dantas e o Coordenador da Bienal Filipe Monte Serrat. 7. Concurso – Nova Sede da Procuradoria-Geral do Trabalho em Brasília. Solicitação de reunião para a próxima segunda-feira dia 10 às 16h na PGT Consultar disponibilidade de horários da comissão de concursos – Luiz Otávio e Filipe Monte Serrat. 8. CAU/BR lança edital para patrocínio de projetos Serão definidos os projetos na reunião do dia 11/03/2014 às 16h na residência da Diretora Técnica. 9. Outros Foi relatado sobre um evento do Ministério da Saúde – Nômade – Escola de Filosofia, que ocorrerá em três dias. Relatou-se ainda que no dia 17 de março a secretaria do IAB/DF deverá iniciar o convite à Comissão de Politicas Urbanas. A reunião deverá ocorrer no final do mês de março. Ata de Reunião Ordinária do Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento do Distrito Federal – IAB/DF realizada no dia 28 de fevereiro de 2014 às 12h na Sede do IAB/DF situada no SGAS 603, lote 21, em Brasília-DF, pelos presentes constantes em livro próprio e tendo a seguinte pauta:
1. Aprovação da Ata da Reunião Ordinária do IAB/DF do dia 14 de fevereiro de 2014 Ata aprovada por todos os presentes sem objeções. 2. Relatos SEDE - Reunião da Comissão de Patrimônio Foram relatados os principais tópicos abordados na reunião. A Empresa Base do Empresário Fabiano Farah questionou: 1. Esclarecimentos sobre a área cabível que corresponderia aos 10% das cotas da SPE, se seria sobre a área privativa, incluindo a garagem; 2. Como escriturar as áreas dos 10% individualmente; e, 3. Especificar na SPE uma previsão e procedimentos para compra de cotas em transações futuras entre os sócios iniciais. A Empresa GCE, apresentada pelo Arq. Tibiriçá propôs parceria entre a GCE 60% e IAB/DF 40%. Deliberou-se que deverá ser respondido que o modelo de parceria já foi superado e agradecer pela proposta. A Empresa MBR do Eng. Fernando Antônio encaminhou carta concordando com os termos apresentados pelo IAB/DF. Os Conselheiros Luiz Otávio e Amilcar Chaves providenciarão relato e preâmbulos da Ata da Comissão de Patrimônio a ser apresentada na próxima reunião da Comissão. 3. Definição diárias e passagens XX CBA e COSU Conforme já deliberado em reunião anterior, participarão do 145º COSU em Fortaleza o Presidente do IAB/DF e os Conselheiros Luiz Otávio e Amilcar Chaves. Ficou deliberado que o IAB/DF arcará com as despesas de passagens e hospedagens apenas no período do COSU, de 20 a 22 de abril do corrente. 4. Relatos PPCUB O Presidente voltou a explanar os últimos acontecimentos acerca do PPCUB. Os conselheiros presentes contribuíram com mais informações pertinentes ao assunto. 5. Relatos reunião SETUR - proposta Brasília para o XXI CBA 2017 Participaram da reunião ocorrida no último dia 26 de fevereiro o Presidente Thiago de Andrade e o Secretário Flávio Oliveira. Foram relatados fatos sobre a apresentação da Candidatura do IAB/DF para XXI CBA no próximo COSU em Fortaleza. 6. Apresentação proposta de revisão propostas de concurso Foram apresentados os valores das taxas de inscrições dos últimos concursos organizados pelo IAB/DF onde percebeu-se uma defasagem decorrente da inflação acumulada nos últimos sete anos. Portanto, ficou deliberado pela diretoria que o valor da taxa de inscrição para os concursos do IAB/DF será de R$ 300,00 (trezentos reais). 7. Apresentação proposta de concurso para a nova sede do Clube de Engenharia de Brasília Será produzida uma proposta e posteriormente encaminhada ao CENB. 8. Relatos problemas do site e sistemas IAB Foi relatado que após a inserção do novo site do IAB/DF alguns sites de concursos estavam inacessíveis. O prestador de serviços Jailson Veloso juntamente com o Diretor Cultural e de Divulgação Ricardo Theodoro ajustarão o site. 9. Apresentação cadernos de projetos culturais A Diretora Técnica Joana França relatou o andamento dos cadernos em função da ausência do Diretor Cultural e de Divulgação 10. Apresentação Fred Barboza sobre Fábrica Social e assistência técnica O Arq. Fred Barboza será convidado para explanar sobre o projeto da Fábrica Social. 11. Nova Arquitetura de Brasília e edital do CAU para entidades O Edital para apresentação de projetos do CAU/BR será lançado ainda hoje dia 28.02.2014. 12. Festa de Posse - discussão sobre patrocínio e outros serviços Foi relatada sobre a programação do evento. 13. Apresentação do Novo Guia de Brasília - 07.03.2014 – Gabriela Bilá Convidar Gabriela Bilá para apresentação do Novo Guia de Brasília. 14. Outros O Presidente relatou sobre a entrega na Casa Civil e no TCU do documento acerca das contratações públicas. Ata de Reunião Ordinária do Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento do Distrito Federal – IAB/DF realizada no dia 14 de fevereiro de 2014 às 12h na Sede do IAB/DF situada no SGAS 603, lote 21, em Brasília-DF, pelos presentes constantes em livro próprio e tendo a seguinte pauta:
1. Aprovação da Ata da Reunião Ordinária do IAB/DF do dia 04 de fevereiro de 2014 Aprovada por todos os presentes sem objeções. 2. Nova Sede do IAB/DF O Conselheiro Célio da Costa relatou as três reuniões com os potenciais parceiros para a nova sede do IAB/DF. Relatou ainda sobre a atual configuração e citou que as reuniões foram produtivas e que no início da próxima semana serão encaminhados documentos para apreciação de cada empresa. 3. Aprovação do projeto do site O Diretor Cultural e de Divulgação Ricardo Theodoro apresentou o novo site do IAB/DF. Foi aprovado por todos os presentes e na próxima semana estará ativo. 4. Aprovação da papelaria O Vice-Presidente Matheus Conque Seco apresentou o material de papelaria onde foram sugeridas algumas observações. Após concluídas serão novamente apresentadas. 5. Composição da Comissão de Política Urbana Foram sugeridos os nomes a seguir: pela UnB – Benny Schvarsberg, Frederico Flósculo, Jaime Almeida, Frederico Holanda, Orlando Cariello; pelo UniCeub - Chico Leitão, Galbisk, Emília Stenzel; Novo coordenador da Católica - Márcio Santos; Geógrafos e Sociólogos - Barbara Freitag, Cafu, Telmo Ribeiro; Gunter; todos os ex-presidentes, Frederico Barboza (Ex-Católica), CAU/DF, Prourb, Urbanistas por Brasília - Cristiano Nascimento e IHG-DF. 6. Judiciário suspende o CONPLAN novamente O Presidente Thiago de Andrade relatou a suspenção do CONPLAN e aproveitou para explanar a sua funcionalidade para a nova Diretoria. 7. Relatos da reunião Cultural – 12/02/2014 às 18h30 O Diretor Cultural e de Divulgação relatou que foi estruturada a relação de eventos do IAB/DF. Será produzido um cadernão dos eventos para apresentação. Relatou ainda sobre o Cinemarq devendo convidar Denise Vieira para a curadoria. Para a Mostra Instantânea de Arquitetura – MIA, serão convidados escritórios de arquitetura que não façam parte da Diretoria. Outro projeto será “Visões sobre Brasília” onde serão convidados os arquitetos com diferentes horizontes e visões sobre a cidade, de modo a conformar um acervo crítico a ser publicado oportunamente. Foram discutidos dois eventos anuais: “Arquitetura e a mulher”, com curadoria de Emilia Stenzel e Gabriela Izar e “Arquitetura, Espaço e Neurociência”. Foi relatado ainda sobre o Premio Edgar Graeff e a Bienal de Arquitetura de Brasília. Discutiram também sobre a excursão técnica para a Europa, especialmente para a Bienal de Veneza. 8. Convênio com INBEC Foi discutida a possibilidade de fixar um valor para divulgação. O Vice-Presidente e a Diretora Técnica Manuela Dantas elaborarão projeto para cotas de patrocínio. 9. Definir valor para divulgação na mala (taxa de serviço do provedor, mais utilização da marca institucional) e no site do IAB/DF (apenas mediante patrocínio). O Vice-Presidente e a Diretora Manuela Dantas elaborarão projeto para cotas de patrocínio. 10. COSU 20 a 22 e CBA de 22 a 25 de abril de 2014. Passagens, hospedagens e inscrições no CBA Representarão o IAB/DF no COSU o Presidente e os Conselheiros Luiz Otávio e Amilcar Chaves. Participarão do CBA o Presidente e o Conselheiro Amilcar Chaves. 11. Entrega de documento sobre a alteração na Lei 8.666 pelo CAU e IAB no TCU e no Congresso Nacional – 20.02.2014 (manhã) O Presidente acompanhará a entrega do documento. 12. Alteração do Estatuto do IAB/DF Marcar reunião para tratativas. 13. Processo do Condomínio Oscar Niemeyer Verificar a possibilidade de quitação do processo mediante proposta do IAB/DF. 14. Relatos da reunião com CENB – 13.02.2014 O Presidente relatou a reunião onde o IAB/DF aguardará solicitação de Proposta para concurso para a nova sede do CENB. 15. Relatos da Sessão Plenária do CAU/DF – 13.02.2014 O Conselheiro Amilcar Chaves relatou sobre a sessão plenária. Informou sobre a palestra da Arq. Vera Ramos sobre o PPCUB. O objetivo é esclarecer aos conselheiros sobre o andamento do novo texto e emendas ao PPCUB. Ata de Reunião Ordinária do Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento do Distrito Federal – IAB/DF realizada no dia 04 de fevereiro de 2014 às 12h na Sede do IAB/DF situada no SGAS 603, lote 21, em Brasília-DF, pelos presentes constantes em livro próprio e tendo a seguinte pauta:
1. Início dos trabalhos da gestão O Presidente Thiago de Andrade. Ficou deliberado o registro de ata para todas as reuniões. Será criada uma pasta para registro dos atos do Presidente. Será desenvolvido um calendário para todas as atividades do IAB/DF. Sugeriu que este calendário deverá constar no site do IAB/DF. Citou a candidatura do Congresso Brasileiro de Arquitetos – CBA para 2017. O Conselheiro Luiz Otávio relatou que a candidatura do CBA é apresentada e aprovada pelo COSU. Ressaltou ainda da importância do IAB/DF levar uma apresentação da candidatura para o CBA em Fortaleza a se realizar entre os dias 22 e 25 de abril de 2014. 2. Informes gerais da transição O Presidente relatou sobre pendências de gestões anteriores que foram resolvidas a exemplo do processo do condomínio Oscar Niemeyer. Relatou ainda sobre o Concurso do Ministério da Saúde, contrato de 2007, em suspensão. O Conselheiro Luiz Otávio complementou sobre o assunto mencionando a UNESCO. 3. Sede O Presidente relatou sobre os encaminhamentos da construção da Nova Sede do IAB/DF. Discorreu os acontecimentos dos últimos anos desde as assembleias da gestão 2008/2009 até o chamamento das empresas/construtoras para participar junto com o IAB/DF da incorporação na gestão anterior 2010/2013. O Conselheiro Célio da Costa indagou sobre o processo de incorporação inclusive com o CAU. O Presidente discorreu que o CAU é uma autarquia federal e não pode participar do processo antes da conclusão da etapa do memorial de incorporação. O Presidente finalizou este tópico relatando que a receita proveniente da incorporação da nova Sede do IAB/DF daria uma folga financeira. O Conselheiro Amilcar Chaves ainda relatou algumas possibilidades já superadas no passado, mas importante para conhecimento da nova Diretoria. Relatou ainda sobre as empresas participantes atualmente junto ao IAB/DF, Base e MBR. O Presidente informou que os cadernos de concursos deverão ser impressos para distribuição no CBA, nos Ministérios. O Conselheiro Fiscal André Bello sugeriu a distribuição também no evento que reunirá os prefeitos em Brasília. O Conselheiro Amilcar Chaves informou que as empresas Base e MBR aguardam definição das propostas apresentadas. O Presidente sugeriu dar andamento a Comissão de Patrimônio com os ex-presidentes, a saber: Igor Campos, Amilcar Chaves, Luiz Otávio e Gilson Paranhos acrescentando o convite ao ex-Presidente Paulo Henrique Paranhos para participar desta Comissão. Foi indicado o nome do Conselheiro Célio da Costa a participar da Comissão de Patrimônio. Indicação acatada por todos os presentes sem objeções. 4. Concursos em andamento O Presidente relatou sobre os dois recursos apresentados para o Concurso para o Pavilhão da Expo Milão 2015. Mencionou sobre o concurso do Museu da Memória Afrodescendente, demanda do Ministério da Cultura, com empenho pessoal da Ministra de Estado Marta Suplicy, a ser realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM. O Conselheiro Amilcar Chaves recordou a participação da Fundação Palmares no concurso do MMA. O Presidente Thiago de Andrade discorreu sobre uma demanda de concurso para a Terracap - Parque Burle Marx, ainda em negociação com a Terracap, por meio do Conselheiro Vitalício Gilson Paranhos. 5. Pendências financeiras O Presidente Thiago de Andrade relatou que ainda não foram pagos os honorários advocatícios do Adv. Marcello Alencar e assim que o IAB/DF tiver previsão de receita trará o assunto novamente a Diretoria para deliberação. 6. Aprovação do projeto do site Os Diretores Ricardo Theodoro e Joana França apresentarão o novo site do IAB/DF na próxima reunião a se realizar sexta-feira dia 14 de fevereiro de 2014. 7. Aprovação da papelaria O Vice-Presidente Matheus Conque Seco apresentará também na próxima reunião dia 14 de fevereiro de 2014, material de imagem gráfica para a nova gestão. 8. Composição da Comissão de Políticas Urbanas O Presidente sugere convidar os representantes através de carta com AR e os diretores via e-mail. Informou ainda que os nomes indicados não devem ter cargos no Governo por questões éticas. O Diretor Ricardo Theodoro e o Conselheiro Célio da Costa sugerem uma explanação do Presidente Thiago de Andrade sobre os atuais acontecimentos a respeito das políticas públicas sobre o assunto. O Presidente discorreu sobre a LUOS, sobre o contrato entre GDF e a empresa Jurong Consultants, e sobre o PPCUB. Relatou a importância da representatividade do IAB em âmbito nacional. Relatou ainda sobre a nova cidade a ser criada. O IAB/DF deverá chamar técnicos da SEDHAB para apresentação do projeto e estudos técnicos sobre a criação desta nova cidade. Sugeriu ainda que a reunião da Comissão de Políticas Urbanas ocorra às sextas-feiras quinzenalmente alternando com as reuniões ordinárias do IAB/DF. Foram sugeridos, inicialmente, os seguintes nomes indicados: Benny Schvasberg, o Conselheiro Bassul Campos, Suely Gonzales, Orlando Cariello e as entidades CAU/DF, Prourb-MPDFT, Urbanistas por Brasília, Chico Leitão pelo UniCEUB, Frederico Barboza pela Católica e a Geógrafos com notório conhecimento sobre o tema. Aguardar indicação de mais nomes e fechar a lista na próxima reunião dia 14 de fevereiro de 2014. Os nomes e entidades até aqui indicados foram acatados por todos os presentes sem objeções. 9. Representantes no CONPLAN O Presidente sugeriu a manutenção da representação titular do IAB/DF por meio de seu presidente, conforme praxe. Portanto, foram indicados pelos presentes unanimemente para compor o Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal – CONPLAN, o Presidente Thiago Teixeira de Andrade e o Vice- Presidente Matheus Conque Seco Ferreira para conselheiro titular e conselheiro suplente respectivamente. 10. Concursos O Presidente indicou o Coordenador da Bienal de Arquitetura de Brasília, Filipe Monte Serrat, o Conselheiro Luiz Otávio e o Secretário Flávio Oliveira para ficarem responsáveis pelas demandas dos concursos públicos do IAB/DF. Indicação acatada por todos os presentes sem objeções. 11. Patrocínios O Presidente sugeriu desenvolver uma política para captação de patrocínios. Tanto para projetos culturais como para reforma emergencial da Sede do IAB/DF da SGAS 603. Ficou deliberado o Vice-Presidente Matheus Conque Seco para encabeçar esta política. O Presidente Thiago de Andrade sugeriu que outros diretores auxiliem neste processo. 12. Projetos culturais O Presidente sugere que sejam produzidos diversos projetos para participação de editais. Estes projetos devem ser apresentados em até 15 dias. Foi sugerida reunião para quarta-feira dia 12 de fevereiro de 2014, às 18h30h no escritório do Presidente Thiago de Andrade, que sugeriu ainda a retomada do Prêmio Edgar Graeff com a receita e patrocínio do CAU/DF. Participarão do primeiro encontro: Presidente Thiago de Andrade, o Vice-Presidente Matheus Conque Seco, o Diretor Cultural Ricardo Theodoro de Almeida, a Diretora Joana França, os Conselheiros Breno Gomes e Célio da Costa, além de membros que estavam ausentes e arquitetos convidados. 13. Outros O Presidente sugeriu a criação de um pequeno grupo composto por dois arquitetos para reformulação do estatuto do IAB/DF em acordo com o novo estatuto nacional. Foram indicados os nomes do Vice-Presidente Matheus Conque Seco e do Conselheiro Rommel Dias para apresentar uma reformulação do Estatuto. Indicação acatada por todos os presentes sem objeções. Os Conselheiros Amilcar Chaves, Luiz Otávio e o Presidente sugeriram que seja primeiramente apresentado à Diretoria as principais mudanças do atual para o novo Estatuto. O Conselheiro Luiz Otávio sugeriu que o Secretário Flávio Oliveira solicite o estatuto do departamento Ceará, já revisto, ao ex-Presidente do IAB/CE, Odilo. O Conselheiro Luiz Otávio discorreu sobre um acórdão recente do TCU, sobre a impossibilidade de contratação de projetos executivos junto aos vencedores dos concursos públicos. Sugere que o IAB/DF faça juntamente com o CAU/DF gestão a partir deste acórdão em prol dos concursos públicos de arquitetura. |
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