No ano que o IAB DF e Brasília fazem 60 anos, a gestão RE.EXISTÊNCIA – 2020/2022, inicia um projeto para resgate e registro da memória de nossa entidade e das lutas por Brasília e da dedicação de seus/suas associados/as. Comemorando esses dois importantes aniversários, propomos o projeto IAB 60 anos de Brasília: memórias, reflexões e futuros possíveis.
No Distrito Federal a criação do Departamento do Instituto dos Arquitetos do Brasil antecedeu a inauguração de Brasília em 21 de abril de 1960. A participação do IAB na organização do concurso para a escolha do projeto para a nova capital e em seguida a enorme participação e interesse dos arquitetos e urbanistas em acompanhar e contribuir na construção Capital, fomentou a criação do IAB DF em 20 de Março de 1960. Ao longo desses anos o IAB-DF assumiu o compromisso de colaborar para o desenvolvimento e preservação da capital, sempre com a preocupação voltada para a qualificação da arquitetura e do urbanismo, principalmente nos espaços e edificações públicas, sempre ao lado dos interesses da população e da democracia. Ao completar 60 anos de existência, a história do IAB DF se confunde com a do Brasil e possui um acúmulo de experiências que precisam ser rememoradas, registradas e analisadas para que, em uma conjuntura tão complexa como a do país em 2020, possa seguir enfrentando os desafios postos com a excelência que vêm pautando sua atuação. Em que pese a trajetória do Instituto no DF ser de extrema relevância, não existem registros organizados dos trabalhos, lutas e ações empreendidas. O projeto IAB 60 anos de Brasília: memórias, reflexões e futuros possíveis, pretende registrar a memória da entidade e permitir que a atuação futura da entidade aconteça com a lucidez que só o profundo conhecimento de suas lutas e sua história pode construir. O Projeto IAB 60 anos de Brasília busca resgatar e registrar as memórias, debates, afetos e lutas de nossa entidade e de quem fez parte desses sessenta anos do IAB DF. Você faz parte dessa história? Encaminhe seu depoimento com o que você acha importante registrar sobre o IAB, sobre o Departamento do DF, sobre Brasília e a metrópole que a Nova Capital se tornou. Os textos devem ter de 1 a 3 laudas, de 2000 a 3000 caracteres, e deverão ser encaminhados para [email protected]. O material poderá ser publicados no site do IAB DF e futuramente integrar um livro digital comemorativo aos 60 anos do instituto e de Brasília. Os textos deverão ser acompanhados de uma nota biográfica (incluindo cargos que ocupou no IAB, se for o caso). Desenhos, documentos, projetos, vídeos e fotografias que ajudem a contar essa história são bem-vindos.
1 Comentário
23/5/2020 20:44:04
Zero comentários, não. O IAB e os arquitetos da Brasília foram sempre protagonistas da iconografia gerada . Não podem ser, portanto, esquecidos. Nem a FAU, nos seus primeiros anos , altamente politizada. Sempre achei que a FAU devia ter feito um trabalho mais contudente, entretanto, em relação à manutenção do ordenamento territorial e das posturas urbanas. A partir de determinado momento , a cidade passou a prometer essa desordem urbana que estamos começando a vivenciar. É hora ainda de reagir. Não cabe mais ninguém , nem mesmo nas àreas verdes originais que ainda remanescem. A preocupação ambiental deve ser um insumo fundamental na política urbana do DF , defendida fortemente pela FAU o IAB e os novos cursos que estão surgindo por aí. Mas a questão não pode ser colocada do ponto de vista ideológico, senão como algo objetivo para preservar os ecossistemas urbanos e acontece uma marcha para o Oeste. Mas, por aqui, não cabe mais ninguém. Cabe aos arquitetos e urbanistas propor soluções, inclusive o reordenamento urbanos de vilas e cidades no País, localizadas em áreas passíveil de virem a ser destruídas por alguma catástrofe natural.
Responder
Deixe uma resposta. |
AutorEscreva algo sobre si mesmo. Não precisa ser extravagante, apenas uma visão geral. Histórico
Junho 2020
Categorias
Tudo
|