Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento Distrito Federal
  • INÍCIO
  • Institucional
    • Quem somos
    • Diretoria
    • A história do IAB
    • A história do IAB/DF
    • Estatuto
    • Associe-se
    • Contato
  • Concursos
    • Concursos promovidos pelo IAB DF
  • Notícias
  • ACERVO E MEMÓRIA
    • IAB 60 anos de Brasília
    • Projeto Revela
    • A Construção da Profissão
  • INÍCIO
  • Institucional
    • Quem somos
    • Diretoria
    • A história do IAB
    • A história do IAB/DF
    • Estatuto
    • Associe-se
    • Contato
  • Concursos
    • Concursos promovidos pelo IAB DF
  • Notícias
  • ACERVO E MEMÓRIA
    • IAB 60 anos de Brasília
    • Projeto Revela
    • A Construção da Profissão

A Bienal de Arquitetura de Veneza de 2025 contará com uma forte presença de profissionais de Brasília!

 
Fotografia
Legenda: Eder Alencar, Matheus Seco e Luciana Saboia © Maressa Andrioli  Fundação Bienal de São Paulo
A partir do projeto curatorial Intelligens. Natural. Artificial. Collective, idealizada pelo curador Carlo Ratti, a Bienal de Arquitetura de Veneza 2025  deste ano se aprofunda nas três dimensões da inteligência - natural, artificial e coletiva, propondo a comunidade arquitetônica global a discutir soluções para o desafio premente das mudanças climáticas. 

No contexto desta edição, a Fundação Bienal de São Paulo anuncia o projeto curatorial e o título da exposição que ocupará o Pavilhão do Brasil no evento. Com o nome (RE)INVENÇÃO, a mostra conta com a curadoria da arquiteta Luciana Saboia e dos arquitetos Matheus Seco e Eder Alencar, do grupo Plano Coletivo.

O projeto parte de uma reflexão sobre as recentes descobertas arqueológicas de infraestruturas ancestrais do território amazônico para considerar as contradições e questionar condições socioambientais da cidade contemporânea. Os curadores são egressos da Universidade de Brasília. Todos possuem um grande repertório de projetos em diferentes áreas de atuação profissional na arquitetura, destacando-se o trabalho dos escritórios brasilienses ARQBR Arquitetos e BLOCO Arquitetos, dos quais Eder e Matheus são, respectivamente, sócio-fundadores. Já a arquiteta Luciana Saboia, que é professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, possui pesquisas acadêmicas e projetos de grande relevância para a área.

Segundo o site do Coletivo: O Plano Coletivo é um grupo de arquitetos, professores e pesquisadores que possuem interesses e formações diversos e colaboram de forma livre em torno de dois objetivos comuns: discutir o território urbano como narrativa crítica e refletir sobre arquitetura como ação socioambiental. 

É com essa bagagem e preocupação que o trio de curadores optou por nomear a exposição de (RE)INVENÇÃO, tratada em dois atos e descrita como a construção de uma narrativa que atravessa tempos e territórios. Serão, segundo os autores, exploradas as mais diversas interpretações de infraestrutura e paisagem, como aquelas realizadas pelos povos indígenas há mais de 10 mil anos, como também projetos, pesquisas e práticas em arquitetura que trabalham a ressignificação da cidade.

Uma das formas de retratar as influências brasilienses e da região centro-oeste na exposição foi a Plataforma-Jardim, descrita pelos profissionais como uma estrutura linear com jardim em toda a sua extensão, que anteriormente necessitava de constante irrigação, foi substituída por espécies nativas ou adaptadas à temporalidade do Brasil Central. O jardim naturalista de flores, capins e plantas savânicas nasce, cresce, floresce e seca acompanhando a sazonalidade do bioma do Planalto Central em uma grande plataforma existente de estrutura pré-moldada em concreto protendido.
Fotografia
Estudos de pesos e contrapesos, 2025, Plano Coletivo / © cortesia Fundação Bienal de São Paulo.

​​O grupo Plano Coletivo ainda conta com a participação de outros arquitetos, professores e pesquisadores. Três deles também são egressos da Universidade de Brasília: André Velloso (sócio do ARQBR), Daniel Mangabeira e Henrique Coutinho (sócios do BLOCO) são membros do grupo e colaboram diretamente com o projeto.

A decisão sobre quem representa o país na Bienal é feita através de um Comitê estabelecido pela Fundação Bienal de São Paulo, que conta com representantes da própria Fundação, do Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB e dos Ministérios da Cultura e das Relações Exteriores. A participação do Brasil na Bienal é viabilizada por uma parceria entre a Fundação e os Ministérios. 

É possível ver mais do projeto e ter atualizações através do site da Bienal e da página dos Arquitetos no Instagram: @ederalencar @saboia_luciana @matheusseco
1. Perspectiva interna (RE)INVENÇÃO / © cortesia dos autores, Fundação Bienal São Paulo;
2. Geoglifos encontrados no estado do Acre, Brasil, 2022, Diego Gurgel / © cortesia do fotógrafo;
3. 
“Plataforma Jardim” - Jardim de Sequeiro – ICC, realizado por Julio Pastore e Oscar Niemeyer, 2021, Joana França / © cortesia da fotógrafa;

4. Arrimo Habitado - Restaurante oati, realizado por Lina Bo Bardi e João Filgueiras Lima, 2014, Joana França © / cortesia da fotógrafa;
5.Jardim de Sequeiro, Instituto Central de Ciências, Universidade de Brasília, Brasil, 2023, Julio Pastore / © cortesia do fotógrafo

0 Comentários

Projeto Revela – Projetos da Novacap

 
Fotografia
Está em curso, nos arquivos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Distrito Federal (IAB/DF), o projeto Revela, que visa promover a organização, a catalogação e o tratamento técnico do acervo documental do IAB/DF. Essas ações têm permitido a descoberta de documentos relevantes para a história do IAB ou da arquitetura e do urbanismo.

Durante a triagem dos documentos, encontramos projetos da Novacap do início da década de 60 para o Plano Piloto. O projeto do setor de embaixadas, por exemplo, mostra que a ideia original deixaria as representações diplomáticas muito mais isoladas do resto da cidade do que a realidade atual – os lotes só seriam acessíveis pelo início ou pelo fim da asa sul. A distribuição dos lotes, porém, foi pouco alterada, com as embaixadas do Vaticano e de Portugal destacadas das demais. Podemos notar que o lote onde foi construída a embaixada da União Soviética/Rússia não havia sido previsto nesse projeto da Novacap.

Outro documento interessante é a planta de numeração das superquadras. Essa planta já mostra uma evolução quanto ao desenho submetido por Lucio Costa, ganhador do concurso. Aqui vemos a previsão das superquadras 400, 500 e 700, ainda que as 600 e as 900 estejam ausentes. Conforme ilustrado no detalhe, havia também previsão de construção das superquadras 101 a 401, que acabaram sendo destinadas a outros usos. Não havia previsão de comércio local para as quadras 400, e as superquadras 216 e 416 tampouco existiriam.
​

O projeto Revela conta com o patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF), por meio do Edital CAU/DF 2/2024.
0 Comentários

Projeto Revela - Palestra: um olhar sobre os arquivos e a construção de narrativas

 
Fotografia
​Os acervos de arquitetura têm se mostrado fonte de pesquisa tanto para questões já consolidadas, como história da arquitetura e urbanismo, quanto para temas contemporâneos como sustentabilidade, acessibilidade, preservação do patrimônio e a relação entre arquitetura e sociedade fomentando a reflexão crítica sobre o passado, o presente e o futuro da área. Além disso, são base para os trabalhos de preservação de patrimônio cultural, revelando informações fundamentais para qualquer trabalho de preservação e restauro.

A análise de desenhos técnicos, croquis, perspectivas, fotografias, memoriais, maquetes, cartas, diários e outros documentos permite revisitar obras, percursos de autores, relações entre projetos não apenas de autores consagrados, mas de (re)descobrir personagens e projetos invisibilizados que revelam narrativas para além das consagradas pela historiografia. Permite propor dinâmicas diversas das estabelecidas, num contínuo processo de pesquisa e crítica do campo.

O Instituto de Arquitetos do Brasil, departamento do Distrito Federal, então, convida a todas e todos para a palestra "Um olhar sobre os arquivos e a construção de narrativas" a ser realizada no dia 21 de fevereiro, sexta-feira, às 17h30 no auditório Ernesto Walter - FAU UnB. Essa palestra busca discutir como estas aproximações podem se desdobrar em exposições, publicações, revisões e discussões atualizadas que enriquecem o debate sobre o papel da arquitetura e do urbanismo em nossa sociedade em um arco temporal que engloba o projeto, a construção e o transcorrer do tempo.

A palestrante será Sabrina Fontenele, do Instituto Tomie Ohtake e da Escola da Cidade. Fontenele é arquiteta e urbanista pela Universidade Federal do Ceará, com mestrado e doutorado pela FAUUSP e pós-doutorado no IFCH Unicamp. Autora dos livros "Modos de morrer nos apartamentos modernos: rastros da modernidade", "Edifícios modernos e o traçado urbano no Centro de São Paulo" e do livro infantil "Jacaré Fujão no Triângulo". Atuou como Diretora de Cultura do IABsp (2020-2022) e co-curadora da 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo - Travessias. Professora de História da arquitetura do Escola da Cidade. Faz parte da equipe de curadoria do Instituto Tomie Ohtake.

Essa palestra faz parte do p
rojeto Revela, que visa promover a organização, a catalogação e o tratamento técnico do acervo documental do IAB/DF. Essas ações têm permitido a descoberta de documentos relevantes para a história do IAB ou da arquitetura e do urbanismo. O projeto Revela conta com o patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF), por meio do Edital CAU/DF 2/2024.

Quando
Sexta-feira. 21/02
17h30

Onde
Auditório Ernesto WAlter
FAU Unb
0 Comentários

IAB/DF e IHG/DF assinam Acordo de Cooperação Técnica

 
O Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal (IHG-DF) e o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Distrito Federal (IAB-DF) assinaram, na última terça-feira (11), um Acordo de Cooperação Técnica. A solenidade ocorreu na sede do IHG-DF, na Asa Sul, e contou com a apresentação da marca e do selo comemorativo dos 65 anos do Instituto.  

O IHG-DF foi fundado em 8 de dezembro de 1960, mesmo ano da criação do IAB-DF, ocorrido um pouco antes, em 20 de março. A identidade visual da efeméride foi desenvolvida por Luiz Eduardo Sarmento, presidente do IAB-DF, que formalizou a doação do trabalho durante o evento.  

A cerimônia reuniu, na mesa de honra, o presidente do IHG-DF, Paulo Castelo Branco, além do diretor de Relações Institucionais, Sr. Jorge Cartaxo, e da diretora do Centro de Documentação da entidade, Sra. Lenora Barbo. Pelo IAB-DF, participaram o presidente Luiz Eduardo Sarmento. O ato contou ainda com a assinatura de testemunhas, os arquitetos Antônio Carlos Moraes de Castro e Sylvia Ficher.  

O acordo de cooperação entre as instituições tem como objetivo fortalecer a parceria para a promoção de atividades técnicas e culturais, com foco inicial na preservação da memória e do patrimônio cultural de Brasília, bem como na organização dos acervos históricos das entidades, que contam com importantes - e ainda pouco conhecidos - documentos sobre a capital.

Entre os documentos preservados pelo IHG-DF, destacam-se registros e instrumentos do engenheiro Joffre Mozart Parada, utilizados na demarcação do marco zero de Brasília, além da ata de fundação do Instituto, assinada por Juscelino Kubitschek. Já no acervo do IAB-DF, encontra-se um documento inédito de 1922, no qual os arquitetos fundadores da entidade defendem a escolha do projeto de Brasília por meio de concurso público e a contratação da obra via licitação – um registro relevante sobre a atuação da categoria na defesa de boas práticas para projetos e obras públicas.  

A parceria entre o IHG-DF e o IAB-DF, firmada em um ano de celebrações e reflexões sobre a história da capital, representa um importante passo na valorização e preservação da memória de instituições que ajudaram a construir e consolidar Brasília e que agora buscam construir caminhos para um futuro mais justo e qualificado para o DF.

Crédito das Imagens:  IHG-DF
0 Comentários

    ​CATEGORIAS

    Tudo
    Acervo
    A Construção Da Profissão
    Acordo De Cooperação Técnica
    Agenda
    Brasília E DF
    CAU/BR
    Cidades Brasileiras
    Concurso BNDES
    Concurso Internacional
    Concursos De Arquitetura
    Concursos De Estudantes
    Conplan
    COSU
    CPU
    Cursos
    Eleições
    Eleições DF
    Eventos
    Exposições
    IAB DF
    IAB DF 60 ANOS
    IAB DF 65 ANOS
    IAB DN
    Igualdade E Equidade
    Informativo
    Iphan
    IX BIAU
    Legislação
    Lelé
    Livros
    LUOS
    Manifesto
    Miguel Pereira
    Mostra
    MP 630/13
    Nota De Pesar
    Notas
    Palestra
    Pandemia Corona
    Parcerias
    Patrimônio
    Patrimônio
    PPCUB
    Prêmio IAB
    Prêmios
    Projeto Revela
    RDC - Regime Diferenciado De Contratação
    Rodas Da Paz
    Seminário
    Seminário
    Tabela De Honorários
    UIA
    UnB
    Youtube

    ARQUIVO

    Maio 2025
    Abril 2025
    Março 2025
    Fevereiro 2025
    Janeiro 2025
    Dezembro 2024
    Novembro 2024
    Outubro 2024
    Setembro 2024
    Agosto 2024
    Julho 2024
    Maio 2024
    Abril 2024
    Janeiro 2024
    Novembro 2023
    Outubro 2023
    Setembro 2023
    Agosto 2023
    Julho 2023
    Maio 2023
    Abril 2023
    Março 2023
    Fevereiro 2023
    Janeiro 2023
    Dezembro 2022
    Novembro 2022
    Outubro 2022
    Abril 2022
    Agosto 2021
    Abril 2021
    Março 2021
    Janeiro 2021
    Novembro 2020
    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Agosto 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Novembro 2019
    Setembro 2019
    Julho 2019
    Dezembro 2018
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Setembro 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Fevereiro 2018
    Janeiro 2018
    Novembro 2017
    Outubro 2017
    Setembro 2017
    Agosto 2017
    Julho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Outubro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Janeiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Agosto 2015
    Julho 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Março 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Outubro 2014
    Setembro 2014
    Agosto 2014
    Julho 2014
    Junho 2014
    Maio 2014
    Abril 2014
    Março 2014
    Fevereiro 2014
    Janeiro 2014
    Dezembro 2013

Com tecnologia Crie um website único com modelos personalizáveis.